Bancos pagarão 5,9 bi de euros antecipados em empréstimos do BCE

FRANKFURT, 6 Set (Reuters) - Bancos vão quitar antecipadamente 5,905 bilhões de euros (7,75 bilhões de dólares) em empréstimos concedidos pelo Banco Central Europeu na próxima semana, no maior pagamento de recursos concedidos durante a crise financeira desde maio.

Entretanto, o pagamento antecipado representa um potencial problema ao BCE se a retirada do dinheiro do sistema financeiro causar elevação de taxa de juros do mercado, tendência que o banco central do bloco está tentando conter.

O BCE informou na quinta-feira que estava pronto para reduzir taxas de juros ou colocar mais recursos na economia da zona do euro se for necessário para reduzir o custo do dinheiro.

A opção com menos efeitos colaterais para conter a alta dos juros do mercado seria uma outra operação de financiamento de prazo ultra longo, conhecida como LTRO, medida com condições mais favoráveis que empréstimos atuais.

Os bancos tomaram mais de 1 trilhão de euros em empréstimos de três anos com BCE em duas operações LTRO em dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, dos quais os primeiros vencimentos ocorrem em janeiro de 2015.

Eles agora têm a opção de quitar os empréstimos antecipadamente e já devolveram quase um quarto dos recursos tomados.

(Por Eva Taylor)

See all articles from Reuters
Loading...

Friend's Activity